Após visitar três grandes empresas em Mumbai, a delegação gaúcha, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, seguiu a missão na Índia com uma participação no Invest RS, seminário promovido nesta terça-feira (5/11) pelo World Trade Center Mumbai – plataforma de comércio internacional. O evento foi uma oportunidade para tratar das propostas de investimentos no Rio Grande do Sul com o mercado indiano e firmar parcerias.
Durante a apresentação, Gabriel falou sobre as principais características econômicas e geográficas do Estado e detalhou as possibilidades de negócios nos setores do agronegócio, indústria e tecnologia. O turismo também foi tema da palestra, com destaque para Gramado e Canela, na Serra. “Os participantes tiraram dúvidas e se interessaram em importar vinhos e espumantes gaúchos, entre outras tantas possibilidades. Foi uma boa oportunidade para divulgar o Rio Grande do Sul. Estamos de braços abertos para receber novos investimentos que possam ajudar a impulsionar nossa economia”, destaca o vice-governador.
No encontro, a comitiva gaúcha participou de reuniões bilaterais a fim de iniciar relações que possam gerar resultados positivos para o Estado.
Acordo entre Brasil e Índia
Um dos destaques do evento foi a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Câmara de Comércio Indo-Brasileira e o World Trade Center Mumbai. O documento é uma forma de fomentar as relações comerciais e a cooperação entre Brasil e Índia, com a realização de investimentos e eventos em conjunto.
A primeira ação prevista após a assinatura do acordo será a degustação de vinhos gaúchos na Índia, organizada pela WTC Mumbai. A organização também planeja enviar uma delegação para a Expodireto Cotrijal 2025, em Não-Me-Toque. A próxima edição do evento terá o “Ano da Índia” como tema e já tem presença confirmada de uma delegação indiana no evento.
O cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto, destaca a relevância da visita do governo gaúcho ao país. “Mumbai é o centro econômico-financeiro do país, com uma forte área de ciência e tecnologia. Então a visita certamente irá gerar novos negócios”, avalia.
A partir de quarta-feira (6/11), a delegação parte para Nova Delhi, onde ocorrerão outros encontros para prospecção de negócios e reuniões bilaterais.
Comentários: