Inicia na próxima quarta-feira (06/12), no Complexo Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a 5ª edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para Viticultura e Fruticultura. O evento, que acontece até a sexta-feira (08/12), mostra os avanços da viticultura brasileira, bem como as melhorias quantitativas e qualitativas que tornam mais competitivos os processos desta cadeia produtiva através de novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura, palestras, oficinas, demonstrações técnicas a campo e exposição de produtos e serviços para o setor.
A entidade promotora do evento é o Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), com várias empresas e instituições no patrocínio e apoio, entre elas a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). No local, Emater/RS-Ascar, juntamente com Embrapa Uva e Vinho e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Bento Gonçalves) irão apresentar inúmeras variedades de porta-enxertos de videira e a produção de mudas de qualidade, fundamentais para o sucesso da atividade. Dez agroindústrias familiares assistidas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa também terão espaço para comercialização de vinhos, queijos e embutidos.
Na quinta-feira (07/12), o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Enio Ângelo Todeschini será um dos palestrantes da feira, com o tema “Extensão Rural como estratégia para a adoção do controle biológico fitossanitário da videira”. Na sexta-feira (08/12) à tarde, a Emater/RS-Ascar também estará presente na audiência pública com a Frente Parlamentar da Viticultura Estadual e Federal, que irá tratar do desafio da cadeia produtiva da uva diante da concorrência dos produtos importados.
A feira espera reunir cerca de 10 mil visitantes. O evento é gratuito, não requer cadastro antecipado e conta com uma ampla área de estacionamento. O horário de funcionamento é das 10h às 18h.
Comentários: