Sicredi realizou 4.742 iniciativas nas edições da Semana Nacional de Educação
Financeira em 2022 e 2023, alcançando mais de 20 milhões de pessoas. Os dados são do
relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), organizador do
evento anual. Em uma média das duas mais recentes edições, a instituição foi
responsável por realizar 65% do total de ações do Sistema Financeira Nacional. A
instituição financeira cooperativa atuou com ações e abordagens focadas nas ciências
comportamentais para impulsionar o tema “Resiliência Financeira”.
“O objetivo principal das iniciativas de educação financeira do Sicredi é incentivar a
mudança de comportamento das pessoas em relação ao uso do dinheiro, estimulando
uma gestão mais consciente e responsável das finanças. Entendemos que a educação
financeira é fundamental para criação de hábitos saudáveis desde a infância, por isso,
participamos da Semana ENEF desde 2016, assim como promovemos o tema
perenemente por meio de nossas 105 cooperativas em todo o Brasil”, César Bochi,
diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.
Em 2022, por exemplo, o setor cooperativista foi responsável por 92% das iniciativas da
Semana ENEF. Dentre elas, o Sicredi lançou a campanha “Vida financeira não é sorte, é
conhecimento”. Por meio da campanha, as cooperativas fizeram atividades locais de
educação financeira em diferentes formatos e conectadas com a realidade das regiões
onde atuam, como palestras, seminários, workshops, oficinas, cursos, sessões de
orientação financeira, feiras e outros.
Educação Financeira na Sicredi Altos da Serra RS/SC
O sucesso destes números tem a contribuição da Sicredi Altos da Serra RS/SC, que
realizou nos anos de 2022 a 2023, 201 eventos de Educação Financeira, atingindo, de
forma presencial, 12.636 pessoas. E através das redes sociais e no rádio mais de 135 mil
pessoas foram impactadas com dicas e orientações de organização e educação
financeira.
Destas iniciativas, 41 foram realizadas durante as duas Semanas ENEF, impactando 75
mil pessoas de forma online (redes sociais e rádio), e cerca de 6.040 pessoas
participaram de eventos de forma presencial somando a participação de 81.341 de
pessoas. Conforme destaca Fabiano Dalcim, Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo,
“as ações de Educação Financeira são intensificadas durante a Semana ENEF, mas elas ocorrem
durante o ano todo com iniciativas nas 38 agências”. “A Semana ENEF é uma maneira de
intensificarmos ações de educação financeira, mas durante os 12 meses do ano, o tema é
trabalhado em nossa área de atuação. Sabemos o quanto é importante esse tema estar inserido
no dia a dia dos associados para promover a saúde financeira das famílias e comunidades através
do planejamento financeiro, do consumo consciente e sustentável”.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom -Sicredi
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