Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (7), no Rio Grande do Sul, na semeadura de milho atingiu 78% da área prevista para a safra 2024/2025. O plantio do milho precoce está próximo da conclusão, com 85% das lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, 15% em florescimento e algumas já iniciando o enchimento de grãos, embora em proporção reduzida.
As condições climáticas, com dias de alta radiação solar e noites amenas, têm sido ideais para a cultura, favorecendo o bom desenvolvimento e elevando as expectativas de produtividade. Em algumas regiões com solos mais drenados e maiores intervalos de precipitação, observou-se leve déficit hídrico, mas sem impacto relevante na produção. Em áreas não irrigadas, há uma perda temporária de turgescência.
As lavouras responderam bem aos manejos de adubação e controle de plantas daninhas. Com o início da fase reprodutiva, o cuidado fitossanitário é essencial, e a praga cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) está controlada em todo o estado. Para esta safra, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 748.511 hectares, com produtividade média estimada de 7.116 kg/ha.
Na comercialização, o preço médio da saca de 60 kg de milho apresentou um leve aumento semanal de 0,67%, subindo de R$ 65,50 para R$ 65,94.
FONTE/CRÉDITOS: Agrolink
Comentários: