O Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPanc) será realizado de 23 a 25 de abril, no município de São Lourenço do Sul, no salão de festas da AABB. O evento busca congregar a diversidade de profissionais ligados à temática de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) visando à difusão das pesquisas e ações de extensão realizadas nos vários biomas brasileiros, em especial àquelas voltadas ao cultivo e consumo das hortaliças Panc. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento em https://hortpanc.com.br/
O HortPanc tem o objetivo de fortalecer e estimular laços entre agricultores, pesquisadores, extensionistas, professores da rede básica, estudantes de graduação e pós-graduação, além de outros profissionais ligados à alimentação, com a intenção de estimular a consolidação de sistemas de produção local, cadeias curtas de comercialização e de agregação de valor às Pancs.
No primeiro dia a programação abordará “As Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil: avanços e aplicações no contexto agroecológico urbano e rural”; “Sistemas de produção de hortaliças tradicionais no Brasil”; “As potencialidades nutricionais e nutracêuticas das hortaliças Panc”; e “As Pancs na agricultura familiar, camponesa e quilombola: agricultores e agricultoras na mesa”.
Os temas do segundo dia contemplam, no turno da manhã, “As Pancs na gastronomia e culinária: da tradicionalidade à ressignificação das espécies em preparos não convencionais”; “Novas fronteiras da sociobiodiversidade não convencional: Fanc, HaloPanc e plantas medicinais”. À tarde haverá apresentação de trabalhos e a roda de conversa “Estratégias para a popularização das Pancs nos diferentes territórios: interfaces com agroecologia, agricultura urbana e economia solidária”.
O último dia tem confirmada a realização de um Dia de Campo, que acontecerá no Sítio Espinilho, no interior de São Lourenço do Sul, em que os participantes poderão conhecer as áreas experimentais de cultivo de Pancs, construídas de forma coletiva por agricultores, estudantes, professores, técnicas, moradores do município e demais apoiadores. Os organizadores irão disponibilizar transporte de ida e volta até o local do Dia de Campo para os inscritos que confirmarem presença no primeiro dia do evento.
As palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos, além de ilustrarem a diversidade de iniciativas existentes no país, buscam provocar o debate, apontando gargalos para a expansão da produção e do consumo das hortaliças Pancs e oportunidades para o avanço do conhecimento.
O HortPanc é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Embrapa, PANCpop e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com apoio da Capes, CNPq, Centro de Nutrição Funcional, Isla Sementes, Laboratório Interdisciplinar Maréss, Ineesol, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, FLD, ABH, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Koinós, Movimento dos Pequenos Agricultores, Origem Camponesa, Cooperfumos, Coopeforte, Emater/RS-Ascar, Centro Ecológico Ipê-Serra, Prefeitura de São Lourenço do Sul e Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mais informações em https://hortpanc.com.br.
1ª Feira de Panc
A sétima edição do HortPanc traz como novidade a realização da 1ª Feira de Plantas Alimentícias Não Convencionais, incorporada com parte integrante do evento. O objetivo é visibilizar as Pancs enquanto alimentos da sociobiodiversidade, com grande contribuição para a diversificação da produção e comercialização, além de fortalecer as trocas entre agricultores que vêm criando novas possibilidades de produtos com essas plantas.
A Feira funcionará nos dias 23 e 24 de abril, das 7h às 19h, no espaço ao lado do salão onde estarão ocorrendo as palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, contando com representantes de feiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com produtos diversos e trocas de experiências, tanto na popularização das Pancs, como na sua inserção nas dinâmicas das famílias agricultoras e nos circuitos curtos de comercialização.
Comentários: