Rádio Pinhal da Serra

MENU
Grupos de diferentes etnias discutem desafios em Cambará do Sul
Rose Winter

Agro

Grupos de diferentes etnias discutem desafios em Cambará do Sul

Grupos de diferentes etnias discutem desafios em Cambará do Sul

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A comunidade de Morro Agudo, no município de Cambará do Sul, sediou um encontro de diferentes “Povos Tradicionais”, na quinta e sexta-feira (16 e 17/11). O objetivo foi promover o debate sobre os desafios e superações enfrentados pelos povos tradicionais na busca de seus direitos. Além da pauta do encontro, houve momentos de socialização e troca de conhecimentos empíricos e tradicionais praticados por eles.

 

Participaram do evento quilombolas dos quilombos Remanescentes de São Roque de Praia Grande (SC), Rincão do Chirca, de Rosário do Sul, Santa Maria do Ibicuí, de Santana do Livramento, indígenas de diferentes regiões do Estado, das tribos Guarani, da Comissão Guarani Yvyrupa, Kaingang e Xokleng das Florestas Nacionais de São Francisco de Paula e Canela, pecuaristas do Pampa e ciganos, além do “Povo dos Peraus”, de Cambará do Sul, moradores da região, entidades e instituições articuladoras, entre elas a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

A ação foi promovida pela comunidade de Morro Agudo, onde um grupo de famílias que se autodenominam “Povo dos Peraus”, residentes no entorno e dentro da área dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, recepcionou os participantes com gastronomia típica da região.

 

“O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, nos seus 42 anos de trabalho no município, assiste a comunidade de Morro Agudo e vem auxiliando, de acordo com as possibilidades, as famílias do "Povo dos Peraus" na busca pelo reconhecimento da sua tradicionalidade”, destaca o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Neimar Fonseca e Silva.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Comentários: