Rádio Pinhal da Serra

MENU
Governo lança campanha nacional para alavancar setor turístico do Rio Grande do Sul
Thales Moreira

Geral

Governo lança campanha nacional para alavancar setor turístico do Rio Grande do Sul

Governo lança campanha nacional para alavancar setor turístico do Rio Grande do Sul

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta quarta-feira (18/9), o governo do Estado lançou a Campanha Nacional de Turismo, considerada como a maior campanha mercadológica da história do Rio Grande do Sul e que tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. O evento de lançamento foi realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e dos titulares das secretarias de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, e de Comunicação (Secom), Caio Tomazeli.

A campanha inclui uma série de ações que abrangem desde anúncios em aeroportos brasileiros a inserções de áudio e vídeo em mídias especializadas e em veículos de cobertura nacional. Na cerimônia de lançamento, também foi apresentado o vídeo da campanha, cujo tema é O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil, slogan inspirado em falas do governador após as enchentes.

Leite destacou a capacidade da população gaúcha de superar e reagir aos desafios enfrentados pelo Estado. “Passamos por muitos desafios e demonstramos a capacidade de reação do povo gaúcho e a nossa capacidade de superação, que também estamos observando agora. Essa campanha do turismo se soma a tantas outras ações que estamos empreendendo ao longo dos últimos anos, como a recuperação da capacidade de investimento do Estado e as iniciativas para impulsionar o turismo do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O aporte do governo na iniciativa é de R$ 30 milhões, tendo como foco promover a resiliência, a segurança e a atratividade do Estado, destacando as belezas naturais, a cultura e a gastronomia gaúchas em diversas regiões do Brasil e fomentando o setor turístico, um dos importantes pilares da economia.


“Este momento que vivemos hoje é muito importante, pois agora temos a oportunidade de demonstrar a todos aqueles que dedicaram um tempo significativo para nos ajudar a nos reerguermos que estamos prontos. Queremos convidar o Brasil e o mundo para nos visitarem, passearem pelas nossas paisagens, vivenciarem a nossa cultura na sua diversidade e conhecerem os sabores da nossa culinária”, afirmou Santini. “Com o retorno em outubro da nossa principal porta de entrada para turistas, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, precisamos mostrar para o Brasil que estamos prontos”, complementou.

Durante a apresentação, Tomazeli, ressaltou que a campanha lançada é mais do que uma ação promocional. “Não se trata apenas de uma campanha promocional e turística, é também uma campanha de empatia, de reconhecimento, de relacionamento com toda a grande família de brasileiros que apoiaram o Estado no momento de dificuldade. Em troca de tudo o que recebemos, queremos retribuir com a nossa hospitalidade, abrindo as portas do Rio Grande do Sul. O trade turístico está preparado para receber as pessoas”, enfatizou.

A Campanha Nacional de Turismo é uma das ações do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. A população também está envolvida, já que o Conselho do Plano Rio Grande é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes. Além disso, um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por pesquisadores, dá suporte ao desenvolvimento das ações.

Importância econômica

Um dos pilares da economia do Rio Grande do Sul, o setor de turismo é responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Somente em 2022, o setor representou cerca de 4% do PIB gaúcho, com impacto em setores como hotelaria, gastronomia e comércio. O potencial turístico do Estado é demonstrado pelo crescimento do setor, um forte impulsionador do desenvolvimento econômico e social das regiões com ele envolvidas.

Outro ponto de destaque é a geração de empregos diretos e indiretos em diversas áreas, como transporte, hospedagem e produção de artesanato e itens da cultura local. Em 2023, o Estado contabilizou 17,3 mil empresas registradas que têm ligação com a atividade turística, colocando em evidência a importância do setor.

Além disso, o turismo também é importante para a valorização cultural e a preservação do ambiente. Com a promoção do Rio Grande do Sul como destino, o desenvolvimento sustentável é fomentado, na medida em que são incentivadas práticas que preservam as paisagens naturais e o patrimônio cultural, ao mesmo tempo que promovem o crescimento econômico das comunidades locais.

FONTE/CRÉDITOS: Secom e Ascom Setur
Comentários: