Rádio Pinhal da Serra

MENU
Governo concede propriedade de terrenos para 49 famílias do loteamento Santa Luzia, em Sapucaia do Sul
Camila Cargnelutti

Economia

Governo concede propriedade de terrenos para 49 famílias do loteamento Santa Luzia, em Sapucaia do Sul

Governo concede propriedade de terrenos para 49 famílias do loteamento Santa Luzia, em Sapucaia do Sul

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (14/3), 49 Termos de Legitimação Fundiária (TLFs) para famílias do loteamento Santa Luzia, em Sapucaia do Sul. Nos documentos, o Estado reconhece e confere a propriedade dos imóveis do loteamento aos seus ocupantes.

A entrega, realizada pelo governador Eduardo Leite e pelo titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes, complementa a regularização iniciada em 2021, totalizando quase 400 famílias beneficiadas. O evento foi realizado no Complexo Estação Cidadania-Cultura, próximo ao loteamento, com a presença do prefeito Volmir Rodrigues.

O governador falou sobre o trabalho envolvido no processo de reconhecimento de propriedade e na busca pela expansão dessa ação para melhorar a vida de famílias em todo o Estado. “Os termos que estão sendo entregues hoje parecem apenas papéis com assinaturas, mas envolveram um processo de muito trabalho e dedicação para que chegássemos neste resultado. Esses documentos tocam a vida dessas famílias”, disse Leite. “Recriamos a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e colocamos orçamento para, entre muitas outras ações, contratar técnicos, adquirir equipamentos e fazer os levantamentos e medições necessários para alcançar resultados como o de hoje. Queremos que milhares de outras famílias no Estado possam viver essa realidade também, recebendo seus termos”, enfatizou.

Entrega de termos de posse no loteamento Santa Luzia
Leite destacou o trabalho envolvido no processo de reconhecimento de propriedade e na busca pela expansão dessa ação - Foto: Maurício Tonetto/Secom

A comunidade do loteamento Santa Luzia aguardava há mais de 20 anos pela regularização da área, situada no bairro Vargas. O loteamento foi adquirido pelo Estado em 2002, em razão do reassentamento de famílias em situação de risco ao longo da rodovia ERS-118, no perímetro do município. O local abrange 18 hectares, com 438 lotes.

O titular da Sehab destacou o impacto social da ação. “Nestas entregas, vemos o direito constitucional à propriedade sendo garantido e cumprindo o seu papel social. A vida dessas famílias mudará significativamente a partir da obtenção deste título de propriedade”, projetou.

Durante o evento, o governador também assinou um convênio com a prefeitura de Sapucaia do Sul para obras de terraplanagem, pavimentação de pistas e passeios e drenagem pluvial em vias da área onde está localizado o loteamento. O aporte do Estado nas obras de infraestrutura será de quase R$ 2 milhões.

Em 2021, pela iniciativa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) da Sehab, foram entregues 317 termos de posse. Em agosto de 2023, outras 26 famílias receberam seus documentos. Em novembro do ano passado, o governo do Estado encaminhou o Projeto de Lei 462/2023 à Assembleia Legislativa, alterando os critérios para a titulação de posse dos moradores do loteamento. A aprovação do PL possibilitou a aceleração do processo, beneficiando as famílias que receberam, nesta quinta-feira, a titularidade dos terrenos. Ainda há cerca de 44 proprietários com pendências de documentação para completar a totalidade das titularizações.

Comunidade do loteamento Santa Luzia
Comunidade do loteamento Santa Luzia aguardava há mais de 20 anos pela regularização da área - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Regulariza RS

A regularização dos loteamentos Santa Luzia e Xará faz parte do programa Regulariza RS, que atua em 40 Núcleos Urbanos Informais (NUIs), desenvolvendo medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais para a regularização das áreas. O objetivo é garantir o direito à moradia e a plena realização da função social da propriedade urbana.

Conforme as características específicas de cada área, o Estado vem executando diversas ações ao longo dos anos. Isso inclui, por exemplo, a implantação de infraestrutura essencial, como abertura de ruas e disponibilização das redes de energia elétrica e de abastecimento de água, bem como a atualização dos cadastros socioeconômicos.

O objetivo do programa é promover a regularização fundiária em áreas de propriedade do Estado ocupadas, também chamadas de NUIs, mediante a garantia de permanência e habitabilidade das famílias ocupantes.

Em casos em que não seja possível a continuidade dos grupos familiares, por se tratar de área de risco ou de proteção ambiental, o programa busca promover o reassentamento em locais apropriados para moradia. O Regulariza RS também busca reduzir o passivo imobiliário da extinta Cohab, visando à regularização do seu patrimônio. Além disso, administra a carteira habitacional do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs).

Em fevereiro de 2024, a Sehab lançou um chamamento às prefeituras para o cadastro dos NUIs. Com suporte técnico e recursos estaduais, serão celebrados convênios com os municípios para a regularização fundiária desses núcleos urbanos consolidados em áreas públicas municipais, por intermédio da modalidade Reurb Social, conforme a Lei Federal 13.465/2017. Os dados levantados por esse cadastro, que está disponível na ferramenta Sehab Digital, contribuirão para o planejamento e a implementação de políticas públicas de habitação de interesse social.

FONTE/CRÉDITOS: Secom
Comentários: