O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta quarta-feira (18/10), em Bento Gonçalves, da cerimônia de abertura do 14º Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos do Rio Grande do Sul, o Consaúde.
Durante a solenidade, que ocorreu no Dall’Onder Hotel, Leite recebeu homenagens da Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul e da Confederação das Santas Casas do Brasil, em razão dos investimentos realizados na área da Saúde no Estado e da regularização dos repasses aos hospitais.
Em seu pronunciamento, o governador agradeceu pelas honrarias e destacou o trabalho essencial realizado pelas santas casas e pelos hospitais filantrópicos no Estado. “Tenho grande respeito e gratidão pelos nossos hospitais filantrópicos, de modo que, na verdade, eu é que deveria estar oferecendo as homenagens em nome do povo gaúcho", disse.
"Nosso governo esteve junto com as santas casas e os hospitais filantrópicos no enfrentamento da pandemia e devemos muito à qualidade das nossas instituições de saúde e da rede assistencial do Rio Grande do Sul. Dezenas de milhares de vidas foram salvas”, lembrou o governador.
Leite também falou sobre a regularização dos repasses do Estado para a área da saúde. “Conseguimos atingir esse objetivo e ainda recuperar a capacidade de investimento do Estado. Desde o lançamento do Programa Avançar, já foram mais de R$ 420 milhões investidos em obras e equipamentos para os hospitais do Rio Grande do Sul, sendo a maior parte para as santas casas e hospitais filantrópicos, melhorando a qualidade do atendimento e ampliando a oferta de serviços”, destacou.
Leite aproveitou a ocasião para circular pela feira de expositores com empresas líderes na área hospitalar. O Consaúde é promovido pela Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul e, na edição deste ano, vai debater temas como gestão de resíduos, eficiência energética e uso de tecnologia para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.
Também participaram da cerimônia o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, os secretários de Estado da Saúde, Arita Bergmann, e do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, o presidente da Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul, Luciney Bohrer, e o presidente da Confederação das Santas Casas do Brasil, Mirocles Véras.
Comentários: