O governador em exercício Gabriel Souza participa da 12ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorre de 21 a 23 de novembro no Costão do Santinho, em Florianópolis. No encontro de três dias, governadores e delegações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais debatem temas comuns aos Estados com o objetivo de encontrar soluções conjuntas.
Nesta quinta-feira (21/11), os participantes foram recebidos pelo governador de Santa Catarina e anfitrião do encontro, Jorginho Mello. Na cerimônia de abertura, os representantes dos Estados falaram sobre os resultados das edições anteriores e as expectativas para a 12ª edição.
Gabriel Souza destacou que a segurança pública será um tema de extrema importância, uma vez que a integração dos sistemas estaduais será tratada no encontro. “Esperamos ter um debate proveitoso sobre a PEC da Segurança Pública, para termos uma política de segurança mais integrada. Muitas vezes, o crime ocorre envolvendo diversas regiões do país, no entanto precisamos pensar em uma solução que não tire a autonomia dos Estados”, afirmou.
O governador em exercício complementou que espera discutir soluções sobre a dívida dos Estados com a União, incluindo a cobrança de juros. Ele ainda falou sobre a importância de os governadores debaterem planos de contingência para eventos climáticos. “O Rio Grande do Sul foi cenário do maior desastre climático do Brasil neste século. Queremos também falar sobre a importância da adaptação climática e de uma resiliência que seja desenvolvida em conjunto com as demais regiões”, defendeu.
No fim da tarde, os governadores participaram de uma coletiva de imprensa. Mais uma vez, o desastre climático no RS foi pauta. Gabriel Souza falou sobre a qualificação das defesas civis estaduais para o enfrentamento de eventos extremos. “Evidentemente que após um evento da magnitude que tivemos, nenhum Estado sequer teria, por exemplo, um número suficiente de aeronaves capazes de voar ao mesmo tempo para salvar vidas de tantas pessoas que precisavam de ajuda”, ressaltou.
Por fim, o governador em exercício citou a cooperação entre os Estados do Sul e do Sudeste na qualificação dos alertas da Defesa Civil e sobre a busca de novas tecnologias também no exterior. “O governador Eduardo Leite esteve no Japão ontem visitando estruturas de alta tecnologia do país asiático, que é acostumado com eventos climáticos, exatamente para poder trazer boas ideias”, finalizou.
Câmaras temáticas
Na sexta-feira (22/11), as delegações – que incluem secretários de Estado, técnicos e servidores – vão participar de câmaras temáticas para tratar dos seguintes temas: saúde, educação, segurança pública, governo, economia, meio ambiente e desenvolvimento humano.
O número de temas foi reduzido na edição anterior, realizada no Espírito Santo, a fim de dar mais ênfase às temáticas mais relevantes. Os participantes serão divididos em grupos, de acordo com os temas, e irão propor soluções para os desafios levantados. As ideias debatidas deverão ser transformadas em planos de ação e apresentadas aos governadores no fim do dia.
A delegação do Rio Grande do Sul conta com a participação dos secretários de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Callazans, além do secretário-adjunto da pasta, Bruno Silveira.
Também integram o grupo gaúcho os secretários em exercício da Segurança Pública, Mário Ikeda, da Fazenda, Itanielson Cruz, do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Rosa, e da Reconstrução Gaúcha, Gabriel Fajardo, bem como o coordenador estadual de proteção e Defesa Civil em exercício, coronel Santiago de Castro.
Comentários: