Rádio Pinhal da Serra

MENU
Gleisi Hoffmann é anunciada na Secretaria de Relações Institucionais
Divulgação

Política

Gleisi Hoffmann é anunciada na Secretaria de Relações Institucionais

Gleisi Hoffmann é anunciada na Secretaria de Relações Institucionais

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O Palácio do Planalto confirmou na tarde desta sexta-feira que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, assumirá a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Gleisi, que é deputada federal pelo Paraná, vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém indicado para o Ministério da Saúde.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com Gleisi pela manhã e a convidou para assumir a pasta. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.
Natural de Curitiba, Gleisi é formada em Direito. Ela está na Câmara dos Deputados desde 2019, tendo sido reeleita no ano passado. Antes, foi senadora.
Durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, ocupou o cargo de ministra-chefe da Casa Civil. É presidente do PT desde 2017.
Reviravolta
A decisão de Lula é considerada uma reviravolta. Até poucos dias atrás, o mundo da política dava como certo que Gleisi assumiria a Secretaria-Geral da Presidência da República no lugar de Márcio Macêdo.
Segundo o comunicado, Lula se reuniu com Gleisi nesta sexta pela manhã e a convidou para o cargo. "Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recém-indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março", disse a Secom.
A presidente do PT passou a se posicionar para assumir a articulação política do governo há poucos dias. A reportagem ouviu especulações sobre seu nome pela primeira vez na última sexta-feira, 21, mas ainda como uma possibilidade muito remota.
O nome da presidente do PT cresceu nesta semana, mesmo Lula sendo desaconselhado de indicar a aliada para o cargo. A entrada de Gleisi Hoffmann na SRI também era tratada com ceticismo em Brasília porque a presidente do PT demonstrou ter perfil combativo nos últimos anos, enquanto a área exigiria um perfil de negociação mais flexível.
Gleisi é presidente do PT desde 2017 e esteve à frente do partido em alguns de seus momentos mais críticos. A posição a fez ganhar fama de sectária.
 
FONTE/CRÉDITOS: Portal R7
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Pinhal da Serra no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar