Rádio Pinhal da Serra

MENU
Fevereiro terá temperaturas acima de 40ºC em algumas áreas do Sul do Brasil
Metsul

Geral

Fevereiro terá temperaturas acima de 40ºC em algumas áreas do Sul do Brasil

O RS será o estado mais afetado

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O mês de fevereiro deve começar com um episódio de calor muito intenso, com temperaturas acima de 40ºC em algumas áreas do Sul do Brasil. As informações são da MetSul Meteorologia.
O Rio Grande do Sul será o Estado mais afetado pelo episódio de calor muito intenso e até mesmo extremo. A temperatura deve começar a subir a partir da próxima segunda-feira (03), embora já faça calor em diversas cidades durante o fim de semana.
Conforme as projeções dos modelos, a Metade Oeste do Estado deve ser a área com maior impacto, com uma sequência de dias muito quentes. As máximas devem ficar próximas ou acima dos 40ºC. A região dos vales também terá algumas tardes escaldantes na próxima semana.
O mesmo ocorre com a Grande Porto Alegre. Haverá tardes de calor excessivo durante a semana que vem na área metropolitana. Os modelos emitidos hoje (30), indicam que as tardes de terça e quarta podem ser de calor muito intenso, com marcas de até 36ºC a 38ºC na área da capital e de 38ºC a 39ºC no Vale do Sinos.
O episódio de calor traz consigo uma situação que deverá ser atentamente monitorada na próxima semana: a possibilidade de ocorrência de temporais muito severos, já que temperaturas excessivamente altas criam condições para fortes chuvas, com rajadas de vento e granizo.
A onda de calor ocorre em um momento em que parte do Rio Grande do Sul está sob estiagem, o que deve agravar a perda de umidade no solo e causar incêndios na vegetação. Pode haver falta de água em alguns municípios, especialmente aqueles que já estão com dificuldades de captação devido ao baixo nível de rios e reservatórios. O calor excessivo ainda pode provocar problemas pontuais na rede elétrica.
.
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Metsul
Comentários: