Reconhecido pela produção de méis de diferentes tonalidades, aromas e sabores, o município de Cambará do Sul promove, nos dias 13 e 14 de abril, a 27ª edição da Festa do Mel, no Centro de Eventos 29 de Setembro. Além da comercialização de mel e produtos apícolas, o evento terá apresentações culturais, Cavalgada Caminhos do Mel, espaço gourmet, palestras, oficinas de fabricação de hidromel, refrigerante de mel, sabonetes naturais com mel e própolis e minicurso de produção de pão de mel, entre outras atrações.
Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Cambará do Sul, Neimar Fonseca e Silva, a safra 2023/2024 sofreu influência do clima, a constância e volumes de chuva ocorridos no período da florada dificultaram a produção de néctar pelas flores e, consequentemente, a coleta deste néctar pelas abelhas. “E os reflexos estão sendo verificados na colheita, com redução de produtividade”, ressalta.
Conforme Neimar, além da diversidade de méis produzidos no município, como o de melato, que ocorre a cada dois anos e coincidentemente em anos pares, outro diferencial do mel produzido no município é a predominância de floração/pastagem apícola de origem nativa, sem grandes influências de monoculturas.
Reunião técnica
Antecedendo o evento, no dia 12 de abril acontece a 2ª Reunião Técnica sobre Apicultura, a partir das 8h, na Casa do Turista, com palestras sobre valorização do mel, cozinha de natureza, apiterapia: como ter saúde com produtos das abelhas, desafios do cooperativismo apícola e apicultura profissional.
Os eventos são gratuitos e promovidos pela Associaç
Comentários: