Canela aconteçe , a 30ª edição da Festa Colonial, na praça João Corrêa. A tradicional festa acontece anualmente desde os anos 90, sempre na segunda quinzena de julho. “Retrata o perfil da colônia italiana, alemã e lusa, que faz o interior do município, e também procura resgatar a gastronomia, aspectos culturais, jogos, além de mostrar o modo de ser e de viver dos agricultores do interior de Canela”, destaca o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Alexandre Meneguzzo.
Neste ano a Festa Colonial conta com 15 espaços diferentes, divididos em bancas de agroindústrias familiares, tendas que produzem diversas iguarias, como pasteis de vários sabores e bolinhos de aipim, de pinhão e de batata, um restaurante expresso e outro com comida caseira, e os fornos em que os agricultores produzem pães, cucas e biscoitos, tudo feito na hora para o turista.
Conforme Alexandre, a festa envolve diretamente pelo menos 15 famílias e indiretamente em tono de 50, propiciando assim agregação de renda ao agricultor e também às agroindústrias locais assistidas pela Emater/RS-Ascar que colocam seus produtos na festa para divulgação e comercialização. Também há eventos culturais, como shows de diversas bandas.
A 30ª Festa Colonial acontece até o dia 28 de julho, na Praça João Corrêa, das 10h às 22h, com entrada gratuita. O evento é promovido pela Prefeitura de Canela, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura e Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, com apoio da Emater/RS-Ascar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Comentários: