Rádio Pinhal da Serra

MENU
Famílias compartilham experiências com irrigação durante encontros
Mateus de Oliveira

Agro

Famílias compartilham experiências com irrigação durante encontros

Famílias compartilham experiências com irrigação durante encontros

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Produtores da região Norte do Estado apresentaram experiências práticas no uso de sistemas de irrigação durante o Seminário de Irrigação do Programa Irriga+RS, realizado nesta sexta-feira (11/04), em Itatiba do Sul. O evento reuniu agricultores, técnicos e autoridades no Clube Uassari para debater políticas públicas e tecnologias voltadas à segurança hídrica na agricultura.

A programação contou com palestras técnicas e a apresentação de dois cases de sucesso. O primeiro foi da família Bertuzzi, de Itatiba do Sul, que possui uma propriedade de 10 hectares e irriga três hectares de pastagens. Com atuação nas áreas de suinocultura integrada e bovinocultura de leite, os produtores investiram em irrigação como alternativa para aumentar a produção de leite, reduzir os riscos causados pela estiagem e aproveitar os dejetos da suinocultura na fertirrigação, diminuindo custos com fertilizantes.

Já o segundo case foi apresentado pela família Szefer, de São Valentim, que cultiva sete hectares de videiras, além de áreas com laranja e noz-pecã. Desde 2011, a família mantém uma cantina para produção de vinhos e hoje irriga 4,5 hectares de vinhedos com sistema de gotejamento, buscando estabilidade e aumento da produtividade. Segundo o produtor Ademar José Szefer, os parreirais irrigados chegam a produzir até 30 toneladas por hectare, frente às 25 toneladas dos não irrigados.

O evento também contou com a apresentação de Valdomiro Hass, chefe da Divisão de Infraestrutura e Crédito da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), que apresentou o programa de irrigação do Estado e seu regramento para o acesso, que está com o edital aberto para receber projetos. Até o momento, mais de 700 produtores já enviaram projetos, que representam aumentar a área irrigada do Estado em mais de 10 mil hectares.

Na região de Erechim, o Supera Estiagem – fase 2 – já elaborou 38 projetos entre 2024 e 2025, com outros seis em fase de preparação.

O seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com apoio da Prefeitura de Itatiba do Sul.

SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

Também nesta sexta-feira (11/04), um encontro sobre irrigação foi promovido pela Emater/RS-Ascar na localidade de Ribeirão, interior de Santo Antônio da Patrulha, reunindo produtores na propriedade de Claudiomiro Silveira dos Santos. A Instituição apresentou aspectos técnicos sobre a importância do armazenamento de água para enfrentar os períodos de estiagem, o uso eficiente da irrigação conforme o tipo de solo e cultura, e os sistemas disponíveis — como gotejamento, aspersão e tecnologias simplificadas. A apresentação também abordou práticas conservacionistas e critérios técnicos para elaboração de projetos no âmbito do Irriga+RS.

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Pinhal da Serra no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar