Trinta e cinco extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar da região de Caxias do Sul envolvidos com o Programa Supera Estiagem, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi,), participaram de uma Capacitação em Irrigação, no campus da UCS, em Farroupilha. O objetivo é possibilitar o domínio de ferramentas técnicas e legais para emissão do Cadastro, Outorga ou Dispensa de Uso da Água.
O curso teve início com a contextualização das atividades de irrigação e reservação de água na região e os aspectos legais da atividade, apresentada pela engenheira florestal Adelaide Ramos, extensionista rural da Emater/RS-Ascar. Segundo ela, na Serra foram encaminhados 49 projetos na primeira fase do programa, até novembro de 2023. Neste ano, estão previstos mais 60 projetos. O Supera Estiagem visa mitigar os efeitos da deficiência hídrica, decorrentes de estiagens, e aumentar a produtividade das culturas.
Adelaide, juntamente com o engenheiro agrônomo Francisco Marodin, do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), também tratou do Sistema de Outorga de Uso da Água Superficial para Irrigação e Reservação de Água. A capacitação ainda contou com a presença do assistente técnico estadual de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Gabriel Nunes dos Santos.
|
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Comentários: