A irrigação tem importância estratégica como tecnologia de produção e segurança hídrica na geração de alimentos. A fim de capacitar extensionistas de 29 municípios da região, a Emater/RS-Ascar promoveu nesta quinta-feira (28/11) um Curso de Irrigação na Produção do Morango, com ênfase no manejo da irrigação e fertilização (fertirrigação), dimensionamento de projetos e equipamentos necessários para a produção. A atividade aconteceu no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetanp), em Nova Petrópolis, e atende a uma meta com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Na região de Caxias do Sul, a Emater/RS-Ascar assiste 258 famílias na prática da irrigação, em 58,9 ha de morango. A contextualização das atividades de irrigação e uso de água na região, especialmente na cultura do morango, foi apresentada pela extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Adelaide Juvena Kegler Ramos. Já o extensionista Luciano Ilha tratou da estrutura e manejo da irrigação/fertilização na produção do morangueiro (substrato, controle de doenças, nutrição, sistema recirculante), e o extensionista Douglas Corso falou sobre o dimensionamento de projetos e equipamentos necessários para irrigação/fertirrigação da cultura.
A capacitação também proporcionou o relato de demandas, discussões e encaminhamentos com os extensionistas participantes sobre o uso da irrigação na produção de morango nos municípios, além de visitas a duas propriedades familiares com sistemas de irrigação instalados em morango, para avaliação e discussão das dificuldades enfrentadas na instalação e os resultados obtidos.
Comentários: