A implantação de silos secadores e armazenadores na propriedade, com projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), expande nas diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A tecnologia traz benefícios ao produtor, como manutenção da qualidade do produto, agregação de valor e maior autonomia no momento da comercialização. As orientações estão sendo compartilhadas com os produtores que visitam a parcela temática da Secagem e Armazenagem de Grãos na Expodireto Cotrijal 2024.
De acordo com o extensionista do Escritório Municipal de Santo Antônio do Planalto e coordenador da parcela, Idanir Bianchetti, a busca por informações sobre essa tecnologia tanto nos escritórios municipais quanto na feira é uma constante. “A grande vantagem é que ela pode ser adaptada a diferentes perfis de propriedade e aproveitada para grãos, como milho, soja, feijão e arroz”, destaca.
Extensionistas estão à disposição para apresentar orientações sobre o tema durante toda a feira, que acontece de 04 a 08 de março, em Não-Me-Toque. Na parcela há um protótipo de silo secador de alvenaria, para compreender melhor seu funcionamento, e obter informações sobre a elaboração de projetos técnicos pela Emater/RS-Ascar. Através desse protótipo, os produtores conseguem visualizar os benefícios, a facilidade na construção e no manejo, bem como tirar dúvidas com os extensionistas e com outros produtores sobre as vantagens econômicas e a autonomia ao produtor, que passa a ter o produto disponível em sua propriedade, definindo o melhor momento para a comercialização.
Comentários: