Entre as 17 parcelas temáticas da Emater/RS-Ascar que podem ser conferidas durante a Expodireto Cotrijal 2024 está a de Tecnologia de Aplicação, onde os visitantes podem conferir orientações que contribuem com a diminuição de impactos ambientais e na saúde humana, assim como na redução dos custos de produção, resultantes da aplicação de defensivos agrícolas. A feira segue até sexta-feira (08/03), em Não-Me-Toque, com entrada gratuita.
Coordenadora da parcela que aborda tecnologias de aplicação, a extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Joana Graciela Hanauer, explica que a proposta central é apresentar o Projeto Inspeciona RS, da Emater/RS-Ascar, e “promover o debate sobre a importância da tecnologia da aplicação em aspectos sociais, econômicos e ambientais, abordando as principais questões que envolvem a aplicação de defensivos agrícolas nas propriedades rurais do Estado do RS”.
Na parcela, o público visitante da feira poderá, por meio de demonstrações, verificar os fatores determinantes para a aplicação de defensivos agrícolas e os possíveis problemas gerados a partir do não atendimento das recomendações. O espaço conta com um simulador de deriva e diferentes tipos de pontas de pulverização, em que é demonstrada a relação de suas características com a formação das gotas, os eventos climáticos e a formação do processo de deriva.
A proposta da parcela relaciona-se ao tema principal abordado pela Emater/RS-Ascar, a Agricultura de Baixo Carbono. “Atentando-se a tecnologias adequadas de aplicação, podemos colaborar para a baixa emissão de carbono, realizando aplicações no momento oportuno, evitando a necessidade de reentradas desnecessárias na área, diminuindo a queima de combustíveis e a emissão de CO2 no meio ambiente”, destaca Joana, ao lembrar também que “com o aumento da eficiência das aplicações, diminui-se o gasto energético para a fabricação e logística de distribuição de defensivos agrícolas”. Além disso, a melhor eficiência nas aplicações também reduz o tráfego de máquinas e, consequentemente, a compactação do solo.
Os visitantes também poderão ter conhecimento dos principais resultados do Inspeciona RS no Estado e obter informações sobre como participar do Programa. As orientações se inserem no trabalho de defesa sanitária vegetal realizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
A Emater/RS-Ascar também tem promovido cursos de boas práticas para aplicação de agrotóxicos, atendendo à instrução normativa estadual vigente para a aplicação de herbicidas hormonais. Desde 2019, quando começou, o projeto já fez mais de 530 cursos e treinou mais de 13.550 agricultores sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas
Comentários: