A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu, na tarde desta quarta-feira (01/11), a Mostra Tecnológica do Projeto Elite a Pasto, transmitida pelo YouTube da Instituição. Na abertura, a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, destacou “a importância do evento para o conhecimento de várias tecnologias, mostrando para os produtores que com tecnologias simples é possível ter resultados excelentes e impactantes”.
O extensionista da Emater/RS-Ascar de Serafina Corrêa, Leandro Ebert, fez uma retrospectiva do projeto Elite a Pasto ao longo dos três anos em que vem sendo desenvolvido no município, “transformando a realidade dos produtores de leite do município”. O projeto foi concebido para tornar viável a produção de leite com os recursos disponíveis nas propriedades, ou seja, possibilitar que os produtores pudessem ter eficiência em pasto e uma renda satisfatória, usando a mão de obra familiar e produzindo com baixo custo. Para isso, foi fundamental uma mudança de mentalidade com relação ao pasto, que é a base da produção leiteira, o planejamento e o gerenciamento da atividade, e a adoção de tecnologias, como produção de forrageiras e ensilagem de inverno, sistema Rotatínuo, nutrição alto pasto, adubação de sistemas e adoção de novas forrageiras, entre outras. Isso constitui um sistema que abrange diversos aspectos relacionados à família, ao rebanho, à forragem e ao solo e suas interrelações.
Durante o evento, produtores de seis propriedades do município deram depoimentos – Moacir Orso, Gilson Perin, Alencar Zanluchi, Sidimar e Fernando Bison, Nelson Pavoni e Leonel e Ana Lice Martins -, com informações sobre as propriedades, as tecnologias adotadas e os resultados obtidos. Entre os resultados apontados estão a produção de pastagens durante os 12 meses do ano, a redução dos custos de produção, o aumento da produtividade, a melhoria da margem de lucro e da qualidade de vida das famílias, a sucessão rural, a implementação de uma agroindústria de queijo e derivados do leite e a resiliência frente às dificuldades ocasionadas pelas estiagens e pelo preço do leite.
As tecnologias aplicadas no Elite a Pasto foram detalhadas pelo professor da Ufrgs, Paulo Carvalho (Rotatínuo), pela professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Marina Danés (Nutrição Alto Pasto) e pela professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Tangriani Assman (adubação de sistemas). Prosseguindo, o analista da Embrapa Trigo, Giovani Faé, falou sobre novas opções de forrageiras, o engenheiro agrônomo Eduardo Azevedo, da PGG W Seeds, sobre pastagens consorciadas, e o supervisor comercial da Biotrigo, sobre forrageiras e ensilagem de inverno. Essas entidades, juntamente com a Aliança Sipa, foram apoiadoras da Mostra Tecnológica..
O evento foi gravado e pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?
Comentários: