Rádio Pinhal da Serra

MENU
Evento apresenta tecnologias para maximizar resultados na bovinocultura de leite em Serafina Corrêa
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Agro

Evento apresenta tecnologias para maximizar resultados na bovinocultura de leite em Serafina Corrêa

Evento apresenta tecnologias para maximizar resultados na bovinocultura de leite em Serafina Corrêa

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu, na tarde desta quarta-feira (01/11), a Mostra Tecnológica do Projeto Elite a Pasto, transmitida pelo YouTube da Instituição. Na abertura, a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, destacou “a importância do evento para o conhecimento de várias tecnologias, mostrando para os produtores que com tecnologias simples é possível ter resultados excelentes e impactantes”.

O extensionista da Emater/RS-Ascar de Serafina Corrêa, Leandro Ebert, fez uma retrospectiva do projeto Elite a Pasto ao longo dos três anos em que vem sendo desenvolvido no município, “transformando a realidade dos produtores de leite do município”. O projeto foi concebido para tornar viável a produção de leite com os recursos disponíveis nas propriedades, ou seja, possibilitar que os produtores pudessem ter eficiência em pasto e uma renda satisfatória, usando a mão de obra familiar e produzindo com baixo custo. Para isso, foi fundamental uma mudança de mentalidade com relação ao pasto, que é a base da produção leiteira, o planejamento e o gerenciamento da atividade, e a adoção de tecnologias, como produção de forrageiras e ensilagem de inverno, sistema Rotatínuo, nutrição alto pasto, adubação de sistemas e adoção de novas forrageiras, entre outras. Isso constitui um sistema que abrange diversos aspectos relacionados à família, ao rebanho, à forragem e ao solo e suas interrelações.

Durante o evento, produtores de seis propriedades do município deram depoimentos – Moacir Orso, Gilson Perin, Alencar Zanluchi, Sidimar e Fernando Bison, Nelson Pavoni e Leonel e Ana Lice Martins -, com informações sobre as propriedades, as tecnologias adotadas e os resultados obtidos. Entre os resultados apontados estão a produção de pastagens durante os 12 meses do ano, a redução dos custos de produção, o aumento da produtividade, a melhoria da margem de lucro e da qualidade de vida das famílias, a sucessão rural, a implementação de uma agroindústria de queijo e derivados do leite e a resiliência frente às dificuldades ocasionadas pelas estiagens e pelo preço do leite.

As tecnologias aplicadas no Elite a Pasto foram detalhadas pelo professor da Ufrgs, Paulo Carvalho (Rotatínuo), pela professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Marina Danés (Nutrição Alto Pasto) e pela professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Tangriani Assman (adubação de sistemas). Prosseguindo, o analista da Embrapa Trigo, Giovani Faé, falou sobre novas opções de forrageiras, o engenheiro agrônomo Eduardo Azevedo, da PGG W Seeds, sobre pastagens consorciadas, e o supervisor comercial da Biotrigo, sobre forrageiras e ensilagem de inverno. Essas entidades, juntamente com a Aliança Sipa, foram apoiadoras da Mostra Tecnológica..

O evento foi gravado e pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=3Lrh-Uj5OcQ.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Comentários: