A estiagem segue afetando de forma direta produtores e cidades de todo o Rio Grande do Sul. Até a última sexta-feira (14), 37 cidades da região noroeste e norte do estado já haviam decretado situação de emergência, mas mais de 100 municípios sofreram e seguem sofrendo perdas significativas em diversos setores da economia, principalmente no setor agrícola.
Exemplos que se destacam na atual situação são cidades como Ernestina, Coxilha, Tio Hugo e Soledade, locais onde as perdas são estimadas em mais de R$ 80 milhões, somando os prejuízos em culturas de soja, milho e também na bacia leiteira.
Além das grandes perdas em valores, problemas envolvendo a falta de água também afetam não somente rebanhos e plantas, mas também muitas famílias, que já recebem água para consumo e uso diário por meio de caminhões-pipa.
A gravidade da situação tem feito muitas famílias repensarem sua situação, cogitando até a possibilidade de abandonarem suas atividades agrícolas. Setores como hortifrúti e outros cultivares também seguem sendo severamente afetados. Em diversas localidades, os prejuízos já chegam a 100%, e muitas lavouras já tiveram perda total em seus plantios.
Apesar de a estiagem predominar, alguns períodos breves de chuva, de forma isolada, acontecem no estado. De forma eficiente, isso não beneficia as lavouras, mas ajuda na recuperação de reservatórios de água, rios e barragens, que também foram diretamente prejudicados pelo baixo volume de chuva.
Diante da grave situação, os municípios buscam apoio do governo estadual e federal, solicitando recursos para mitigar os danos. Uma das alternativas em análise é a securitização das dívidas dos produtores, que visa alongar o prazo de pagamento e reduzir os juros.
Em uma tentativa de encontrar soluções, agricultores da região Norte do Estado se reunirão nesta segunda-feira (17), em Não-Me-Toque, para discutir as consequências da estiagem, com a participação de entidades como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo.
Confira a lista dos municípios que já decretaram situação de emergência na região norte e noroeste do estado
1.Alecrim
2. Benjamin Constant do Sul
3. Boa Vista do Cadeado
4. Boa Vista do Incra
5. Bossoroca
6. Caibaté
7. Campina Das Missões
8. Cândido Godói
9. Cerro Largo
10. Colorado
11. Coxilha
12. Dezesseis de Novembro
13. Engenho Velho
14. Entre-ijuís
15. Entre Rios do Sul
16. Ernestina
17. Esperança do Sul
18. Eugênio de Castro
19. Faxinalzinho
20. Fontoura Xavier
21. Fortaleza Dos Valos
22. Garruchos
23. Giruá
24. Guarani Das Missões
25. Independência
26. Jari
27. Jóia
28. Nicolau Vergueiro
29. Pirapó
30. Porto Lucena
31. Porto Mauá
32. Porto Vera Cruz
33. Porto Xavier
34. Rio Dos Índios
35. Rolador
36. Roque Gonzales
37. Salvador Das Missões
38. Santo Ângelo
39. Santo Antônio Das Missões
40. Santo Cristo
41. São José do Inhacorá
42. São Luiz Gonzaga
43. São Miguel Das Missões
44. São Nicolau
45. São Paulo Das Missões
46. São Pedro do Butiá
47. Selbach
48. Soledade
49. Tupanciretã
50. Ubiretama
51. Vila Lângaro
52. Vitória Das Missões
53. Quinze de Novembro.
Comentários: