Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Corregedoria do Detran-RS revelou a emissão de mais de 40 mil Certificados de Registro de Veículos (CRLV) de forma irregular no Rio Grande do Sul. A ação, batizada de “Reprodução Indevida”, foi deflagrada nesta quinta-feira (10) e busca desmantelar um esquema que facilitava a legalização de veículos clonados e outros envolvidos em pendências judiciais.
A operação envolveu 80 policiais e aconteceu em várias cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre, Viamão, Pelotas e Santana do Livramento. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilos bancário e fiscal de três empresas e oito suspeitos. Durante a ação, um indivíduo foi preso em flagrante por posse ilegal de armas de fogo.
Segundo a Polícia Civil, o esquema envolvia despachantes e funcionários de Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) que comercializavam os certificados de veículos por valores que variavam entre R$ 15 e R$ 50. A venda dos documentos era feita sem comprovação de propriedade e os comprovantes eram enviados por meio de aplicativos de mensagens.
As investigações, que começaram em Viamão, já confirmaram a emissão irregular de seis mil certificados. Os envolvidos responderão por falsificação de documentos, associação criminosa e corrupção, enquanto as autoridades continuam a apurar a extensão total dos veículos legalizados de maneira fraudulenta.
FONTE/CRÉDITOS: GZH
Comentários: