Rádio Pinhal da Serra

MENU
Entidades e governo estadual debatem estratégias de apoio aos produtores gaúchos
Ascom

Agro

Entidades e governo estadual debatem estratégias de apoio aos produtores gaúchos

Setor agropecuário do Rio Grande do Sul vem enfrentando dificuldades causadas pela série de eventos climáticos extremos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta semana o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, participou de uma importante agenda promovida pelo governo do estado envolvendo entidades, organizações e federações relacionadas ao setor agropecuário. O objetivo foi debater estratégias de apoio aos produtores rurais gaúchos, que ao longo dos últimos anos vêm enfrentando dificuldades com eventos climáticos extremos, bem como, dar sequência aos encaminhamentos iniciados na Expodireto Cotrijal deste ano que tratam sobre o apoio aos projetos de lei sobre a securitização, que tramitam na Câmara de Deputados e no Senado Federal. A  iniciativa da securitização prevê a renegociação de dívidas dos agricultores impactados pelo clima desde 2021 – como estiagens e a enchente de 2024 -  com prazos e juros compatíveis.

“Foi uma reunião muito positiva e a partir dela estão sendo encaminhadas iniciativas pelo governo do estado que buscam apoio em nível nacional para o setor agropecuário gaúcho. Trata-se de uma pauta estremamente importante para o Rio Grande do Sul como um todo, uma vez que as adversidades nas áreas rurais geram impactos e dificuldades tanto econômicas, quanto sociais  para vários outros setores”, afirma Manica.

Coordenado pelo governo estadual e com o apoio das entidades, o movimento busca pleitear junto ao parlamento federal e ministérios medidas para o alongamento das dívidas dos produtores rurais. Nesta semana já foram realizadas agendas em Brasília, em que o governo do estado reuni-se com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).  

Está prevista para a próxima segunda-feira, 31, uma nova reunião liderada pelo governo estadual  com a presença de deputados estaduais e federais, além de representantes das entidades do setor. O encontro deve aprofundar o debate sobre medidas que possam ser implementadas em curto, médio e longo prazos, em apoio aos produtores rurais. 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom
Comentários: