Rádio Pinhal da Serra

MENU
Dia de campo em Vila Flores reúne produtores interessados na cultura do trigo
Rejane Paludo

Agro

Dia de campo em Vila Flores reúne produtores interessados na cultura do trigo

Dia de campo em Vila Flores reúne produtores interessados na cultura do trigo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

 

 


Cultivares de trigo, práticas de manejo do solo e tecnologia de aplicação de agrotóxicos foram apresentadas em um Dia de Campo sobre Trigo realizado na tarde de sexta-feira (18/10), na Unidade de Referência Técnica (URT) na propriedade do agricultor Alexandre Rui, na comunidade São Lourenço, em Vila Flores. O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre estudantes, agricultores e técnicos. Também estiveram presentes o prefeito, Evandro Brandalise, e o secretário de Agricultura, Marcio Fiori.

Na estação de tecnologia de aplicação de agrotóxicos, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, João Villa, mostrou diferentes tipos de pontas (bicos) de pulverização, a pressão a ser utilizada e o efeito de cada uma na cobertura e penetração das gotas na planta. O objetivo é promover uma pulverização mais assertiva para reduzir derivas e ter um melhor aproveitamento do produto aplicado. Villa destacou ainda o projeto Inspeciona RS, desenvolvido com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no qual a Emater/RS-Ascar capacita produtores que querem fazer o cadastro para aplicação de herbicidas hormonais.

Nas estações da OR Sementes e Biotrigo, conduzidas pelo assistente técnico comercial Anderson Camargo e pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar Edson Bonato, foram apresentados diferentes materiais genéticos cultivados na URT, enfatizando a qualidade industrial, resistência às principais doenças, ciclo e potencial de rendimento, entre outros aspectos.

Já a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Marília Caleffi Paiva, e o técnico da Copercampos, Nestor Magoga, abordaram o manejo necessário para melhorar a fertilidade do solo, levando em conta os aspectos químicos físicos e biológicos, e mostraram isso na prática, em uma trincheira aberta no local. Conforme Marília, um manejo adequado resulta em cultivos mais resilientes, mais sustentáveis e produtivos, com menor uso de insumos químicos e que, pela quantidade e manutenção de matéria orgânica no solo, consegue resgatar uma quantidade bem significativa de carbono, que fica armazenado no solo.  

“Achei bem interessante, a gente sempre aprende coisas novas, como as variedades pra indústria de biscoitos e o trigo para pastoreio, e conhece pessoas”, disse o produtor Elton Benvegnú, de São Valentim do Sul,

O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Vila Flores e Copercampos.

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Comentários: