A fim de explorar as diversificadas possibilidades culinárias e os benefícios nutricionais do pinhão, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa Florestas e Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) promovem o Curso “A alimentação com os sabores do pinhão”, durante esta semana. Participam da atividade produtoras de agroindústrias, nutricionistas, merendeiras, cozinheiras de pousadas e extensionistas da Emater/RS-Ascar de 12 municípios da região da Serra.
O curso acontece nesta segunda e terça-feira (29 e 30/04) no Hotel Recanto das Camélias, em Bom Jesus; na quinta-feira (02/05) no Sítio Santa Helena, em São Francisco de Paula; e na sexta-feira (03/05) na Escola de Educação Infantil Gina Guagnani, em Muitos Capões, dentro da programação da 13ª Festa do Pinhão, no horário das 8h às 17h.
A engenheira agrônoma da Embrapa Florestas, Rossana Catie Bueno do Godoy, e a nutricionista Maria de Fátima de Oliveira Negre serão as instrutoras, fornecendo conhecimentos essenciais para que as participantes possam aproveitar ao máximo esse ingrediente versátil e saboroso, abordando desde a origem e importância cultural do pinhão até o processamento e preparo de 18 receitas tradicionais e inovadoras. Além de valorizar esse ingrediente de grande importância cultural e de sabor inigualável para a gastronomia, o curso vai possibilitar a melhoria na qualidade e variedade das refeições escolares, promovendo uma alimentação saudável e a ampliação da capacidade produtiva e comercialização de produtos à base de pinhão.
As receitas trabalhadas no curso, entre elas farofa de pinhão, bolo de cenoura com pinhão, torta de escarola com pinhão e carne e carne de panela com pinhão e mandioca, entre outras, estão disponíveis no livro O Pinhão na Culinária, que pode ser baixado em: https://www.embrapa.br/
Comentários: