A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco de Paula, realizou nesta terça e quarta-feira (05 e 06/03), o Curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos. A capacitação ocorreu no distrito de Lajeado Grande e contou com a participação de 10 pessoas, entre produtores rurais e técnicos.
A formação, com duração de 16 horas, incluiu atividades teóricas e práticas, com o objetivo de qualificar os produtores na aplicação de produtos fitossanitários em geral, além de ser uma exigência legal para aplicadores.
Os produtores foram orientados sobre as regras estabelecidas nas Instruções Normativas estaduais vigentes da Seapi (IN nº 12/2022 e nº 13/2022), que tratam sobre o uso de herbicidas hormonais no Estado do Rio Grande do Sul e, para os produtores de São Francisco de Paula, entram em vigor em 1º de janeiro de 2025. De acordo com extensionista rural da Emater/RS-Ascar do regional de Caxias do Sul, João Villa, nas normativas é apresentado o regramento para aplicação de defensivos hormonais, considerando os impactos negativos causados por deriva do herbicida 2,4-D nas culturas sensíveis.
Comentários: