O Hospital Roque Gonzales foi oficialmente reinaugurado nesta quinta-feira (26). Após ser afetado pelas enchentes que atingiram o Vale do taquari, a instituição foi recuperada com R$ 150 mil repassados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, doações da comunidade e de outras entidades, além do apoio de municípios e hospitais da região.
.
Os recursos permitiram a recuperação da estrutura do prédio. A rede elétrica foi substituída, as aberturas das portas e janelas de madeira foram trocadas por peças de alumínio e o piso de cerâmica deu lugar ao piso vinílico. Também foram instalados novos forros de gesso nos consultórios médicos e nos banheiros, permitindo a retomada do atendimento à população em 2 de outubro.
.
“Hoje estamos aqui com muita emoção para dizer que o hospital está vivo e que, para isso, contou com muitos apoios”, disse Arita. Ela ressaltou a importância da instituição para a comunidade e para os municípios vizinhos, lembrando da cena que encontrou ao visitar o local após a enchente, encontrando a secretária da Saúde, Raquel Oestreich, e voluntários tentando remover a lama de dentro do hospital.
.
Além da retomada do atendimento na estrutura atual, Estado e Prefeitura vêm discutindo a construção de um novo hospital em uma área mais alta de Roca Sales, em terreno a ser cedido pelo município. A mudança de local evitará a repetição dos danos sofridos na enchente.
.
“Quem esteve aqui quando a enchente aconteceu sabe o jeito que estava e hoje a gente encontra uma unidade de saúde bem melhor. Roca Sales sempre teve uma saúde de excelência. Temos o objetivo de que o novo hospital seja um hospital moderno e atenda às necessidades da nossa comunidade e dos municípios vizinhos”, disse o prefeito Amilton Fontana.
FONTE/CRÉDITOS: Jornal Opinião
Comentários: