Rádio Pinhal da Serra

MENU
Cigarro está relacionado a 80% dos casos de câncer de pulmão
Divulgação

Saúde

Cigarro está relacionado a 80% dos casos de câncer de pulmão

O câncer de pulmão ocupa a quarta posição entre os tipos mais frequentes, com 32,5 mil casos todos os anos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, que ocorre em 29 de agosto, reforça os danos causados pelo tabaco, principal causa do câncer de pulmão. Das 7 mil substâncias químicas presentes no tabaco, cerca de 70 são conhecidas por serem cancerígenas, ocasionando mutações do DNA. Estima-se que 440 pessoas, aproximadamente, morrem todos os dias em função do tabagismo no Brasil, ou seja, 160 mil mortes anuais que poderiam ser evitadas.
 
O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, uma substância psicoativa encontrada em todos os produtos derivados do tabaco, tais como cigarro, cigarro eletrônico, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros. “O tabaco é a principal causa evitável de doença e morte no mundo. Tem relação com mais de 20 tipos de câncer como por exemplo o de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago, fígado, cólon e reto e traqueia”, enfatiza o oncologista do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alex Seidel.
 
Um dos cânceres mais incidentes, ocasionado pelo tabaco, é o de pulmão. São mais de 32,5 mil casos e quase 30 mil mortes por ano. “Cerca de 80% de todos os cânceres de pulmão é causado pelo tabagismo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) destaca que a mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes é cerca de 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram”, comenta Seidel.
 
Cigarro eletrônico é “porta de entrada” para o tabagismo
Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos (vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn), aumentam em mais de três vezes a chance de experimentação de cigarro convencional e mais de quatro vezes o hábito do cigarro, conforme o Inca. “Os cigarros eletrônicos têm causado uma epidemia de uso de nicotina, principalmente entre os jovens. Além da dependência da nicotina, que é mantida ou iniciada, existem várias outras substâncias potencialmente graves, inclusive substâncias reconhecidamente cancerígenas”, alerta o oncologista.
 
5 motivos para parar de fumar:
1 - Tabaco causa mais de 20 tipos de câncer
2 - O tabaco afeta praticamente todos os órgãos do corpo
3 - Quando você usa produtos de tabaco e nicotina, coloca em risco a saúde de seus amigos e familiares - não apenas a sua
4 - O uso de tabaco traz consequências sociais negativas
5 - Todas as formas de tabaco são letais
Acesse o site do Inca e confira “Mais de 100 razões para parar de fumar'
 
Foto:

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa CTCAN
Comentários: