Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da farmacêutica suíça Hoffmann-La Roche desenvolveram um novo tipo de antibiótico que aparenta ser capaz de eliminar uma bactéria que consegue resistir à maioria desses medicamentos, levando à morte grande parte das pessoas infectadas.
Em artigo publicado nesta quarta-feira no jornal científico Nature, os cientistas asseguram que o novo antibiótico Zosurabalpin consegue matar de modo eficiente a bactéria Acinetobacter baumannii, que causa infecções graves nos pulmões, no trato urinário e no sangue, sendo capaz de resistir a uma classe de antibióticos bastante numerosa chamada Carbapenema.
A Acinetobacter baumannii se desenvolve em ambientes como hospitais e clínicas de repouso. Os pacientes mais vulneráveis são os que necessitam de cateteres, ventiladores ou que têm feridas abertas por cirurgias.
Essa bactéria é tida como sendo a origem de 2% de todas as infecções hospitalares nos hospitais americanos, sendo mais comum na Ásia e no Oriente Médio. A Crab é responsável üpr 20% de todas as infecções nas UTIs em todo o mundo.
FONTE/CRÉDITOS: ASCOM
Comentários: