Rádio Pinhal da Serra

MENU
Ciclone intenso na costa do RS trará ventania, muita chuva e fortes tempestades
MetSul Meteorologia

Agro

Ciclone intenso na costa do RS trará ventania, muita chuva e fortes tempestades

Ciclone intenso na costa do RS trará ventania, muita chuva e fortes tempestades

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
A formação e atuação de um ciclone extratropical junto aos litorais do Uruguai e do Rio Grande do Sul vai trazer chuva intensa no Sul do Brasil, uma onda de tempestades no Centro-Sul do país e vento muito forte a intenso para o Uruguai, Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina no final desta semana, alerta a MetSul.
O ciclone que vai se formar será um dos mais intensos deste ano perto do Sul do Brasil com pressão atmosférica muito baixa e acelerada intensificação do sistema juntos às costas gaúcha e uruguaia.
FORMAÇÃO DO CICLONE VAI TRAZER CHUVA INTENSA
A MetSul Meteorologia alerta que o aprofundamento de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul com a posterior formação do ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico junto à costa gaúcha vai trazer chuva forte a intensa e temporais em muitos pontos do Sul do Brasil entre esta quinta e a sexta-feira. Devem ser esperados elevados volumes em diversas localidades.
A projeção de chuva acumulada do modelo de alta resolução WRF até o final da sexta-feira em que se observa a tendência de chuva acima de 100 mm em muitos locais entre o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e ainda algumas áreas do Paraná, como o Sul e o Sudoeste do estado.
Adverte-se ainda para alto potencial de tempo severo durante o processo de formação do ciclone, a ciclogênese. Temporais devem atingir os três estados do Sul e ainda locais do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. A instabilidade já começa a aumentar no Sul do Brasil da tarde para a noite desta quarta com a baixa pressão entre o Norte da Argentina e o Paraguai com chuva em diversos pontos da região, mas tende a se intensificar mais ao longo da quinta-feira com chuva localmente forte e algum risco de temporais isolados. A instabilidade maior ocorrerá na sexta-feira, quando a baixa pressão profunda estiver sobre o Rio Grande do Sul e migrando para o oceano, intensificando-se e dando origem ao ciclone. Na sexta, o risco de tempo severo é muito alto no Sul do Brasil.
FONTE/CRÉDITOS: MetSul Meteorologia
Comentários: