Rádio Pinhal da Serra

MENU
Caravana ILPF destaca atuação no RS
Adriane Bertoglio Rodrigues

Agro

Caravana ILPF destaca atuação no RS

Caravana ILPF destaca atuação no RS

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o objetivo de divulgar e propagar o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em cinco regiões do Rio Grande do Sul, iniciou nesta segunda-feira (15/04), Dia Nacional de Conservação do Solo, a Caravana ILPF – Etapa RS. A abertura oficial aconteceu nesta tarde, no Auditório da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, com a presença da presidente e do diretor técnico da Instituição, Mara Helena Saalfeld e Claudinei Baldissera, e do diretor executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro, bem como de extensionistas, pesquisadores e representantes de instituições parceiras, que integram essa expedição técnica e científica, dirigida a técnicos e produtores de todo o país.

 

A sustentabilidade econômica, ambiental e social do Sistema ILPF foi defendida pela presidente da Emater/RS. “Proporcionar alimento de qualidade com água e sombra aos animais vai garantir maior produtividade e melhor renda para os produtores”, ressalta Mara Helena, ao avaliar que “o ILPF é um sistema que faz a diferença na vida de todos os envolvidos”.

 

Matturro participa do Sistema desde sua concepção. “Venho da iniciativa privada, mas reconheço a importância das parcerias como a Embrapa e a Emater, e de todas as demais empresas complementares, que fazem com que o projeto se expanda, emancipando a pequena propriedade com renda, e melhorando inclusive o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região”, diz.

 

SISTEMA MULTIDISCIPLINAR

Logo após a solenidade de abertura, foi apresentado o Aplicativo ILPFDigital e realizado Painel de Debates sobre Desafios da Inserção do Componente Florestal nos Sistemas ILPF no RS, com a participação da extensionista e engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Juvena Ramos, e do engenheiro florestal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante, além de representantes da Ufrgs e do Sebrae, e moderação de Marcelo Muller, da Embrapa Gado de Leite, de Goiás.

 

Segundo Brilhante, o RS possui em torno de 2,2 milhões de hectares com predomínio da Integração Lavoura-Pecuária, sendo o componente Florestal inserido em 15% das propriedades no Estado. “Há muito desconhecimento, por isso precisamos discutir mais sobre isso”, disse. O representante da Seapi antecipou que, através do Plano ABC+RS a meta do Governo do Estado é ampliar o Sistema de Integração em um milhão de hectares até 2030.

 

A extensionista Adelaide falou que um dos focos institucionais da Emater/RS-Ascar, em consonância com as metas da Seapi, é a sustentabilidade econômica e social das famílias agricultoras, em consonância com a adequação ambiental das propriedades. “Buscamos inserir o componente Florestal nos sistemas produtivos das unidades de produção dentro do objetivo principal da diversificação, como mais uma alternativa de renda para as famílias”, analisa, ao ressaltar a importância de se buscar mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos, “nos adequando ao novo-normal”.

 

“É preciso planejar a inserção do Sistema ILPF considerando as características das propriedades, ajustando o sistema para otimizar os ganhos econômicos e ambientais”, sugere Adelaide, ao citar avanços na Integração em regiões como Depressão Central e no Noroeste gaúcho, onde há maior incidência de calor extremo. Como fatores limitantes, cita a disponibilidade de mão-de-obra e os investimentos iniciais. “O manejo deve ser pensado na colheita, realizada, conforme os produtos, em períodos diferentes, e na comercialização, já que não há uma cadeia florestal constituída e isso se torna um fator limitante”, observa Adelaide.

 

ROTEIRO

Até a próxima sexta-feira (19/04), serão realizadas Visita Técnica, Painel de Debates, Dia de Campo e Tarde de Palestras, envolvendo os municípios de Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo. Para participar, as inscrições para cada município podem ser feitas até a véspera da atividade, a partir da programação, que pode ser acessada no link https://encurtador.com.br/GMU36

 

A Caravana iniciou nesta segunda-feira (15/04) em Eldorado do Sul, com visita à Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, quando foi tratado o tema Adubação de Sistemas.

 

A atividade segue na terça-feira (16/04) à tarde, em Bagé, na Embrapa Pecuária Sul, quando serão discutidos Sistema ILPF na Região da Campanha, apresentando, em numa das estações do Dia de Campo, a Experiência da Emater/RS-Ascar em Sistemas Integrados, pelos extensionistas Rodolfo Perske e Gilmar Deponti.

 

Na quarta-feira (17/04), em Rosário do Sul, a Caravana realiza Visita Técnica na Fazenda Santa Teresinha, na parte da manhã, onde vai avaliar Pastagens Tropicais Perenes em Sistemas ILPF na Metade Sul do RS. A Tarde de Palestras acontece na Fundação Bradesco de Rosário do Sul, a partir da temática Atualidades dos Sistemas ILPF na Metade Sul do RS.

 

Experiências da Emater/RS-Ascar na região Fronteira Noroeste e Missões do RS, pelo extensionista Felipe Bierger, é uma das palestras da Tarde de Palestras da Caravana em Ijuí, que acontece na quinta-feira (18/04) no Centro de Eventos da Unijuí, quando os participantes discutirão sobre Importância do Componente Arbóreo nos Sistemas Integrados com Pecuária Leiteira.

 

Com o tema Produção de Forragem e Culturas de Inverno para Gado Leiteiro, acontece em Passo Fundo, na sexta-feira (19/04), na Embrapa Trigo, o último Painel de Debates da Caravana ILPF. Entre os painelistas está o zootecnista e extensionista da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries.

 

Mais informações pelo https://redeilpf.org.br/caravana-ilpf-2024-etapa-rio-grande-do-sul/

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Comentários: