Rádio Pinhal da Serra

MENU
 Aters para Pessoas Idosas é destaque da atuação da Emater/RS-Ascar
Tiago Bald

Geral

 Aters para Pessoas Idosas é destaque da atuação da Emater/RS-Ascar

 Aters para Pessoas Idosas é destaque da atuação da Emater/RS-Ascar

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
     
 

Dos 10 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul (10,88 milhões - IBGE, 2022), pelo menos 20% da população é composta de pessoas idosas. Nesse dia 1º de outubro é marcado o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A data mundial foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 14 de dezembro de 1990, e o Dia Nacional do Idoso, pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Os objetivos da criação das datas são homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas, aumentar a consciência para as questões do envelhecimento, conscientizar a todos sobre a importância das mudanças de atitudes para com as pessoas idosas, sensibilizar sobre os contínuos desafios que enfrentam e reconhecer as importantes contribuições que estes fazem ao nosso mundo, entre outros.

Nesse sentido, a Emater/RS-Ascar, dentro de suas práticas, presta Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) a Pessoas Idosas. Dentre as ações realizadas pela Instituição estão práticas de auxilio de qualidade de vida e acesso a direitos socioassistenciais para pessoas idosas.

A extensionista rural social e coordenadora de Aters a Pessoas Idosas da Emater/RS-Ascar, Ivanir Argenta, comenta sobre os serviços prestados a esse público “São ações que visam à valorização humana, à cultura, ao lazer, ao bem-estar, à saúde, à melhoria da autoestima e diversas atividades ocupacionais. E como orientações, mesmo para a busca de aposentadoria, no benefício de prestação continuada, acesso a informações de políticas de saúde, social, enfim, todas as ações que se envolvem na qualidade de vida e de acesso dessas pessoas a políticas públicas”.

Ivanir também fala sobre a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. “Estamos para realizar a Sétima Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e a Sexta Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O tema para as próximas conferências será Envelhecimento multicultural e democracia, urgência por equidade, direitos e participação”, anuncia a extensionista.

As próximas conferências municipais têm previsão para março de 2025 e as conferências estaduais, junho de 2025. A conferência nacional está prevista para agosto de 2025.

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Comentários: