Considerado o maior evento de gastronomia do Sul do país, o Congresso Raízes organizou uma feira específica para empreendedores familiares gaúchos. A Feira das Agroindústrias Familiares Gaúchas aconteceu em Lages/SC, nesta sexta-feira e sábado (02 e 03/08). Participam 23 empreendimentos familiares assistidos pela Emater/RS-Ascar O objetivo é a abertura de novos mercados, além da venda dos produtos, contribuindo para a recuperação e fortalecimento das comunidades e empreendimentos atingidos pela catástrofe climática de maio no Rio Grande do Sul.
Realizada no Mercado Público de Lages, das 9h às 21h, a iniciativa visa promover a sustentabilidade e o crescimento econômico dos pequenos produtores gaúchos, duramente afetados pelas recentes chuvas, ajudando no desenvolvimento e na economia das famílias.
De acordo com a extensionista e engenheira de Alimentos da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin, participam da feira em Lages 23 empreendimentos familiares de queijos, embutidos, farináceos, mel, erva-mate, vinhos e sucos, cachaça e geleias.
A feira é fruto de uma colaboração entre o Congresso Raízes, a Emater/RS-Ascar, a Epagri e os governos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O Congresso Raízes busca conectar e desenvolver produtores locais, produtos, chefes de cozinha, empresários e restaurantes, oportunizando acesso a feira de produtos e produtores, aulas, palestras e workshops, ministrados por chefes de cozinha renomados e especialistas de todo o Brasil.
Comentários: