Com uma programação de mais de 20 palestras, expositores e rodada de negócios, iniciou nesta quarta-feira (25/10) o Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, que se estende até sexta-feira (27/10), no Parque do Sesi, em Canela. O evento trás para o debate importantes temas, como mercado e oportunidades, tecnologias modernas para o setor, oportunidade de novos investimentos e incentivo ao plantio florestal.
A Emater/RS-Ascar é uma das entidades apoiadoras do seminário, promovido pelo Sindimadeira, e no primeiro dia os engenheiros florestais Adelaide Ramos e Gilmar Deponti, extensionistas da Emater/RS-Ascar, participaram do painel sobre Plantios Florestais como Alternativa para Geração de Renda, apresentando as estratégias de ação da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na silvicultura, para um público de cerca de 300 pessoas.
Conforme Adelaide, a Emater/RS-Ascar atua com o objetivo de inserir a silvicultura na propriedade rural, através de diferentes sistemas de produção, como oportunidade de diversificação, geração de renda e adequação ambiental, por meio de parcerias publico-privadas. “Considerando as características do público trabalhado, a agricultura familiar, a ação da Extensão Rural é voltada à introdução do componente florestal nos arranjos produtivos das propriedades, ocupando pequenas áreas ou áreas ociosas e degradadas, não ocupadas com outras atividades agropecuárias, de forma que cada propriedade tenha cultivo de floresta para produção de madeira para o abastecimento das demandas da propriedade e comercialização”, destacou.
Comentários: