Rádio Pinhal da Serra

MENU
3° Encontro Abelheiro será um evento Carbono Neutro
Rodolfo Sgorla da Silva

Agro

3° Encontro Abelheiro será um evento Carbono Neutro

Evento vai compensar a emissão de gases do efeito estufa

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Chegando à terceira edição, o Encontro Abelheiro reforça cada vez mais seu papel de incentivador da cadeia produtiva das abelhas e também sua responsabilidade social. Uma dessas ações é na sustentabilidade. A comissão organizadora já estabeleceu uma parceria com a empresa Greena, visando que o evento seja carbono zero. A terceira edição vai ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025, com o tema: “Polinizando o Brasil e o Mundo”, sempre com o objetivo de valorizar o rico universo da criação de abelhas.

Várias ações resultam na emissão de dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, na atmosfera, como o consumo de energia elétrica e o transporte de materiais para o evento, para citar apenas dois exemplos. O CO2 é o principal gás causador do efeito estufa e do aquecimento global, ou seja, reduzir ou neutralizar sua emissão é fundamental para a proteção do planeta.

Por isso, a Greena já está com um estudo em andamento visando medir o impacto do Encontro Abelheiro em termos de emissão de CO2 e para traçar estratégias visando a redução desse índice. Durante o evento, que ocorre em setembro, a empresa também vai analisar vários fatores, como consumo de água e de energia elétrica, materiais utilizados e fluxo de visitantes, para concluir esse levantamento.

“Após o evento, usamos metodologias certificadas para verificar quanto de carbono foi emitido e elencamos ações para compensar essas emissões, como o plantio de árvores ou a compra de créditos de carbono. Parabenizamos o evento por ter essa preocupação com a sustentabilidade”, explica Janaina Balbinot Mazutti, engenheira ambiental e cofundadora da Greena.

De acordo com a organização do evento, no ano passado o Encontro Abelheiro reuniu mais de 14 mil pessoas. Com um fluxo de visitantes como esse e considerando toda a infraestrutura e itens consumidos, estima-se uma emissão entre 150 a 200 toneladas de carbono. Para compensar esse volume emitido de gases do efeito estufa (GEE), seria necessário plantar de 1,2 mil a 1,6 mil árvores.

“O objetivo principal do Encontro Abelheiro sempre foi fortalecer a cadeia produtiva das abelhas. E tudo que se refere à preservação ambiental tem impacto positivo direto sobre as abelhas, sobre todos nós e principalmente para as futuras gerações. Por isso, vamos colocar em prática as ações necessárias para ser um evento carbono neutro e somos parceiros de toda a iniciativa que visa o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade”, afirma o presidente do Encontro Abelheiro, César de Souza.

Após a análise completa do total de emissão de GEE e realizadas as ações de compensação, a Greena concederá o Selo de Evento Carbono Neutro ao Encontro Abelheiro, assegurando que as emissões foram compensadas de forma transparente e certificada.

O Encontro Abelheiro

Realizado em Carazinho/RS, no ano passado, o 2° Encontro Abelheiro reuniu mais de 100 expositores e teve um fluxo de mais de 14 mil visitantes, números que o reconhecem como o terceiro maior evento de criadores de abelhas do Brasil e o maior do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Comentários: