O 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que será realizado no Rio Grande do Sul, começará na quinta-feira (29/2). O evento reunirá, em Porto Alegre, os governadores dos sete estados que formam o grupo para uma série de debates sobre temas relacionados à administração pública. Esta edição terá dois temas centrais: Meio Ambiente e Segurança Pública. O evento deve receber mais de mil pessoas, das sete unidades da federação.
Dentro da temática do Meio Ambiente, o enfrentamento às mudanças climáticas receberá atenção especial. E o campo da Segurança Pública será entendido em sentido amplo, incluindo os sistemas penais.
O Cosud envolve os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Durante o encontro, os gestores e suas equipes técnicas discutirão ações para fortalecer a cooperação entre os Estados, além de políticas públicas de interesse comum das duas regiões.
O evento ocorrerá no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, e em outros três espaços na capital: Casa da Ospa, Theatro São Pedro e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O governo do Estado fará a transmissão da abertura e do encerramento do evento pelo YouTube. Para acompanhar, basta acessar este link.
Desde sua criação, em março de 2019, em Belo Horizonte, esta é a segunda vez que o Cosud ocorre no Rio Grande Sul. A primeira foi em Gramado, em maio de 2019. São Paulo organizou a edição mais recente, em outubro de 2023.
Programação
A abertura do Cosud será na quinta-feira (29/2), às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da Ospa. Em 1º de março, das 8h30 às 17h30, ocorrerão as reuniões dos 21 grupos técnicos (GTs) no Theatro São Pedro e na Unisinos. O evento terminará no sábado (2/3), às 10h, no Palácio Piratini.
Haverá duas coletivas de imprensa, uma após a abertura e outra no final do encontro, quando os governadores assinarão uma carta reforçando os compromissos assumidos ao longo do evento. O documento será lido durante a solenidade de encerramento.
Grupos Técnicos
Os grupos técnicos (GTs) são a base de funcionamento do Cosud. Nesta edição, haverá 21 GTs, nos quais atuarão os secretários e as equipes técnicas dos sete Estados.
Os secretários lideraram o processo de escolha dos assuntos a serem debatidos e serão os coordenadores dos GTs. O objetivo é enfocar os principais desafios enfrentados pelos Estados do Sul e Sudeste e buscar soluções para os problemas públicos, propondo, sobretudo, uma atuação integrada por parte dos estados-membros.
Dos 21 GTs, alguns abordam um único tema e estão a cargo de uma só secretaria, como Saúde e Educação, enquanto outros unem duas pastas – como é o caso do GT de Segurança Pública, que envolve a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativa (SSPS), e do GT de Habitação e Obras, que envolve as Secretarias de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e a de Obras Públicas (SOP).
O Gabinete do Vice-Governador também sugeriu a criação de um GT, o de Malha Ferroviária, por se tratar de um assunto estratégico para o Rio Grande do Sul.
Cada GT envolve um ou dois temas e, dentro de cada tema, foram elencados alguns assuntos. A partir disso, haverá a divisão em grupos menores, a fim de que os assuntos sejam debatidos separadamente. Depois, o grande grupo se unirá novamente e serão compiladas as principais ideias e proposições apresentadas.
Ao final das discussões, cada GT assumirá compromissos referentes à sua área. Os encaminhamentos ajudarão a consolidar a carta desta edição. Além disso, cada GT vai elaborar um extrato que resumirá brevemente os principais compromissos alcançados. Esses extratos serão apresentados, de maneira breve e sucinta, durante a cerimônia de encerramento.
A organização das atividades dos GTs é conduzida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com coordenação do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Unisinos.
Temas dos GTs
Os grupos técnicos tratarão dos seguintes temas:
- Agricultura e Pecuária
- Cultura
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Social e Profissional
- Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento
- Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher
- Educação
- Esportes
- Fazenda e Previdência
- Governança do Cosud
- Habitação e Obras
- Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano
- Inovação e Inclusão Digital
- Malha Ferroviária
- Meio Ambiente
- Planejamento e Governo Digital
- Procuradoria Geral do Estado
- Saúde
- Segurança Pública
- Transparência, Controladoria e Ouvidoria
- Turismo
Aplicativo Cosud RS
O aplicativo do 10º Cosud está disponível para download nas lojas dos sistemas Android e iOS (o acesso pode ser feito também pelo QR Code abaixo). Chamado de Cosud RS, reúne informações sobre o encontro e facilitará a interação entre os participantes.
Por meio da ferramenta, os participantes poderão acessar a programação completa e as notícias do evento e se conectar a outros participantes, a partir do envio de solicitações de contato e troca de mensagens. Também será possível, entre outras funcionalidades, pesquisar a rota até os locais do Cosud por meio de uma integração com o Google Maps.
Comentários: